Uns dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento das vacinas que tem o objetivo fortalecer nosso sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos para combater agentes infecciosos, afim de evitar o adoecimento da população.
A proteção gerada pelas vacinas decorre da capacidade que elas têm de induzir nosso sistema de defesa a produzir imunidade, seja por meio da ação de células ou de anticorpos específicos.
Doenças aparentemente “inofensivas” podem causar complicações
Todas as doenças inclusas no calendário de vacinas podem causar complicações graves, principalmente para populações vulneráveis – grávidas, crianças menores de dois anos, idosos, pessoas com doenças crônicas e/ou pouco acesso à saúde.
A gripe, por exemplo, que pode ser prevenida por vacina, mata de 300 mil a 500 mil pessoas por ano em todo o mundo. A catapora, também evitável com vacina, pode causar complicações como encefalite (inflamação no cérebro), pneumonia e infecções na pele e ouvido.
A importância da vacinação não está somente na proteção individual, ela evita também a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves.
Até hoje apenas a varíola foi erradicada em escala mundial, esse é um passo muito importante e que demonstra a importância da vacinação.
As vacinas estão disponíveis na rede privado, mas também no serviço público, no SUS (Sistema Único de Saúde) você consegue ser vacinado nas UBS (Unidades básicas de saúde). Para isso, basta ir à UBS mais próxima levando seus documentos pessoais e seu cartão SUS.
Fiquem atentos ao calendário de vacinação e vacinem-se é muito importante para sua saúde e de todos.
Fonte: