Como melhorar as ondas de calor na menopausa

A menopausa é um processo que todas as mulheres vão passar. Para algumas, esse momento traz desconfortos tanto físicos como psicológicos. Um dos que mais interferem na qualidade de vida é o fogacho.

O que são fogachos?

Os fogachos ocorrem porque as alterações hormonais afetam o sistema circulatório da mulher, nesse momento acontece uma dilatação rápida dos vasos sanguíneos que faz com que vá maior quantidade de sangue para a região da cabeça, do peito e do pescoço, áreas em que a mulher sente o calor intenso.

Esse desconforto tem duração de 4 minutos e pode acontecer várias vezes durante o dia, de repente, logo após essa onda intensa de calor, a mulher pode suar bastante ou até mesmo sentir frio, a aceleração dos batimentos cardíacos, dores de cabeça e tontura também podem se manifestar.

Esse e qualquer outro sintoma da menopausa estão relacionados a alteração de hormônios, por isso é muito importante que a mulher tenha acompanhamento ginecológico para que assim o especialista possa ajudar indicando um tratamento personalizado, uma vez que esse período é diferente para cada mulher.

Mude seus hábitos

A mudança para hábitos mais saudáveis como ajudar a amenizar o desconforto que o calor traz.

  • Usar roupas leves, assim evita o aumento da temperatura;
  • Beber de 2 litros de água por dia;
  • Evitar locais fechados e muito quentes;
  • Pratique atividades relaxantes, como ioga ou meditação, pois diminuem a ansiedade, reduzindo as chances de ter ondas de calor;
  • Tomar uma bebida refrescante;
  • Evitar fumar ou beber bebidas alcoólicas, pois podem estimular o surgimento do calor.

Não podemos negar que os sintomas são muito desconfortáveis, mas a mulher pode passar de uma forma mais tranquila, fazendo que com os sintomas sejam mais leves. Mas é muito importante que não deixe de se consultar com o ginecologista para receber o melhor tratamento para seu corpo.

Deixe um comentário

Carrinho de compras