Gerar um bebê é um período que traz muitas mudanças na vida da mulher. Por isso são feitas algumas recomendações para que a gestante se mantenha saudável durante essa fase, e a alimentação é uma das mais importantes.
Durante a gravidez é importante que a mulher tenha uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários para a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. Deve ser uma alimentação rica em proteínas, frutas e vegetais, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, ômega-2, vitamina A e vitamina B12.
O ideal para a dieta de uma gestante, é que seja equilibrada, comendo a cada três horas no dia, é recomendado que a mulher faça pelo menos cerca de seis refeições.
Vou te falar alguns alimentos que precisam ser evitados durante o período gestacional:
- Frutos do mar crus, devido ao risco de contaminação ao preparar estes alimentos em condições de higiene não adequadas;
- Carnes crua ou malpassada, devido à presença de bactérias;
- Peixes que podem conter mercúrio, como o cação e o atum.
- Bebidas alcoólicas não são recomendadas.
- Café e alimentos com cafeína não devem ser consumidos em excesso, mas sem nenhuma restrição de ingerir.
Além disso é importante que as gestantes tomem suas vitaminas para auxiliar na nutrição, especialmente durante o primeiro trimestre da gestação, pois é nesse comecinho que ocorrem os enjoos e vômitos.
Por isso, a alimentação no período gestacional tem um papel determinante para a saúde da mãe e do bebê, pois ela contribui para a prevenção de doenças e assegura que a futura mamãe tenha reservas necessárias para o pós-parto.