A infertilidade conjugal é a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais frequentes sem o uso de nenhum método contraceptivo, que acontece em cerca de 15% dos casais e é caracterizada por ter causas femininas e masculinas. A porcentagem dos fatores masculinos e femininos é igual e ao redor de 40%.
No caso das mulheres com mais de 35 anos, recomenda-se que a investigação seja realizada após seis meses de tentativa. O diagnóstico da infertilidade feminina é feito com base em exames de imagem e exames laboratoriais:
- ultrassom pélvico;
- ultrassom transvaginal;
- histerossalpingografia;
- dosagens de hormônios (FSH, LH, estradiol, progesterona, hormônio anti-mulleriano, prolactina, TSH, T4 livre).
Já o diagnóstico da infertilidade masculina é realizado após análise do exame de espermograma.
Além disso, são solicitados exames de sorologia (sífilis, HIV, HTLV 1 e 2, hepatite B, hepatite C, toxoplasmose, rubéola) para o casal como pré-requisito da ANVISA para realização de tratamentos.
É necessário alertar que cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são causados por fatores masculinos, outros 40% por fatores femininos e entre 20 e 40% por uma associação de fatores masculinos e femininos.
Quais as causas da infertilidade feminina
- Fatores ovarianos
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), alteração nos níveis hormonais que leva à formação de cistos nos ovários.
- Fatores tuboperitoneal
Processos infecciosos e/ou inflamatórios no abdômen, cirurgias prévias e a endometriose nas tubas uterinas.
- Fatores uterinos
Miomas, pólipos, sinéquias, adenomiose e septos uterinos.
- Endometriose
A endometriose é uma doença inflamatória que consiste na presença de tecido endometrial fora do endométrio e pode prejudicar a qualidade dos óvulos e alterar a implantação embrionária.
Quais as causas da infertilidade masculina
Disfunções sexuais
A dificuldade para manter a ereção, seja por razões psicológicas ou anatômicas.
Qualidade do sêmen
As alterações na qualidade do sêmen, que englobam diminuição na concentração, motilidade ou morfologia (formato) dos espermatozoides, podem influenciar na fertilidade.
Azoospermia
É a ausência total de espermatozóides no sêmen.
Após saber de fato o motivo da infertilidade, começa os tratamentos seja cirúrgico, clínico ou coito programado. Por isso é muito importante fazer o acompanhamento com um médico especializado, para que o tratamento seja o quanto antes eficaz.
Fonte
https://fecondare.com.br/artigos/o-que-e-infertilidade-conjugal/