Alopecia

Alopecia – Causas e Tratamento

Alopecia é um distúrbio que afeta homens e mulheres, é caracterizado pela perda de pelo em qualquer parte do corpo. Na maioria dos casos ataca o couro cabeludo, ocasionado desde leves quedas de cabelos até a calvície completa.

Para entender a Alopecia primeiro precisamos conhecer o ciclo do crescimento dos cabelos.

Ciclo do crescimento dos cabelos.

Existem 3 fases do ciclo do crescimento dos cabelos:

Fase anágena: Nesta fase é onde ocorre propriamente o crescimento dos fios. 90% dos fios encontram-se nesta fase que pode durar de 2 a 8 anos.

Fase catágena: É uma fase transacional, onde os folículos capilares encolhem e dura de 2 a 3 semanas.

Fase telógena: Nesta 3ª fase o fio repousa 2 a 4 meses. Encerrando aqui o ciclo o cabelo cai e o ciclo se inicia novamente.

Normalmente uma pessoa perde de 50 a 100 fios diariamente. Para que o ciclo se mantenha naturalmente. Distúrbios neste ciclo podem ocasionar um processo onde o cabelo cai mais rapido do que nasce, ocasionando fios fracos e áreas vazias. Quando estes distúrbios ocorrem chamamos de Alopecia.

Causas da Alopecia.

Existem diversas causa que induzem a Alopecia, dentre elas as principais são:

  • Bactérias ou fungos;
  • Tireoide;
  • Reação a medicamentos ou tratamentos;
  • Dermatite seborreica;
  • Estresse;
  • Falta de vitaminas básicas;
  • Lesões na região;
  • Níveis altos de testosterona;
  • Hereditariedade;

Tipos de Alopecia

A Alopecia é dividida em tipos, seus principais são:

Alopecia Frontal Fibrosante: Atinge em maioria o sexo feminino que no período pós-menopausa. Ocasiona um padrão de recuo da linha do cabelo. Este tipo pode afetar axilas e sobrancelhas.

Eflúvio telógeno: Ocorre quando a queda de 300 a 500 fios por dia causando um alto volume de perda de cabelo. Caracterizado em sua maioria por um evento ou condição médica, como doenças, parto, cirurgia e até deficiência de vitaminas.

Alopecia cicatricial: Causada por inflamações no folículo capilar onde há crescimento de tecido cicatricial impedindo a produção de novos fios no local.

Alopecia por tração: Dano causado no folículo por tração constante, geralmente ocorre por causa de penteados como tranças e rabichos apertados

Alopecia areata: Este tipo de alopecia é causado por uma doença autoimune, que nada mais é do que o próprio sistema imunológico atacando o folículo capilar impedindo o crescimento do fio de cabelo.

Alopecia androgenética: Este é o tipo de Alopecia mais comum, causado por fatores hereditários seus sintomas podem aparecer a partir da adolescência. Causa áreas sem cabelos no couro cabeludo e até mesmo a calvície completa.

Recomendação de tratamento

Nós da Prime Fórmulas temos acompanhado um medicamento revolucionário usado no tratamento da Alopecia, o Minoxidil, que foi desenvolvido inicialmente para o tratamento da hipertensão, porém, os pacientes tratados com este medicamento começaram a reportar um alto crescimento nos pelos no corpo todo, inclusive no couro cabeludo. Desde então inúmeras pesquisas levaram ao desenvolvimento de formulações contendo Minoxidil para uso tópico, e posteriormente, oral em dosagens menores. Ele atua como um vaso dilatador aumentando o calibre dos vasos sanguíneos melhorando a circulação no local, quando o uso é tópico, ou, no corpo todo quando uso oral. Ele prolonga a fase anágena, que é a fase do nascimento e crescimento do cabelo.

Modos de uso

O Minoxidil tópico é comercializado em duas formas farmacêuticas. Em creme, onde, deve ser aplicado diretamente na área a ser tratada atuando localmente na solução do problema. Na forma de creme ele pode ser comprado sem receita médica em pequenas concentrações. Em casos mais extremos, que é necessário o uso oral para uma atuação a nível corporal, é imprescindível, o acompanhamento médico, pois trata-se de uma substancia vaso dilatadora poderosa.

Para você que preza por sua autoestima consulte seu médico ou até mesmo nossa equipe da Prime Fórmulas para saber mais sobre esta solução de tratamento para a Alopecia.

Deixe um comentário

Carrinho de compras